quinta-feira, fevereiro 5, 2026
InícioDFAudiência pública vai debater mudança do nome da Escola Chapadinha, em Brazlândia

Audiência pública vai debater mudança do nome da Escola Chapadinha, em Brazlândia


Audiência pública vai debater mudança do nome da Escola Chapadinha, em Brazlândia

A Escola Classe Chapadinha, em Brazlândia, poderá ter o nome alterado para Escola Classe Lindaura Carvalho da Silva. Trata-se de uma homenagem à líder comunitária e fundadora da região rural. Ela faleceu em 2023, aos 85 anos. A mudança será discutida em audiência pública na quinta-feira, dia 15 de maio, às 19h, na própria escola. A proposta é uma iniciativa do deputado Iolando (MDB), que convida moradores, estudantes, professores e funcionários para opinarem sobre o assunto.

A realização de audiência pública é obrigatória para alteração de nomenclatura de lugares públicos no Distrito Federal, determina a Lei 4.052/2007. No caso de unidades de ensino, a legislação pede preferência para a utilização de nomes de educadores cuja vida tenha se vinculado à comunidade do estabelecimento. No entanto, é permitida homenagem à personalidade que não tenha sido educadora, desde que “tenha desenvolvido atividades de apoio ou estímulo à educação, às artes, à cultura e à ciência”.

A alteração do nome da Escola Classe Chapadinha está prevista no projeto de lei 1684/2025, de autoria do deputado Iolando. “Trata-se de uma demanda da comunidade local”, afirma o parlamentar, no requerimento 1977/2025. Na justificativa do PL, o deputado recupera a história da homenageada:

“Lindaura Carvalho da Silva (1937-2023) foi uma mulher extraordinária, cuja vida foi marcada pelo amor ao próximo e pela dedicação à comunidade da Chapadinha, em Brazlândia. Em 1984, diante das dificuldades enfrentadas pelas famílias da região, com crianças expostas a acidentes ou à solidão enquanto os pais trabalhavam na roça, ela sentiu a necessidade de agir. Assim, reuniu mulheres da comunidade e fundou uma creche, que chegou a atender até 40 crianças. Mesmo após o fechamento da creche, em razão da extinção da LBA (Legião Brasileira de Assistência), Lindaura não desistiu de sua missão. 

Em 1989, ela fundou a Associação das Donas de Casa Rurais de Chapadinha e Circunvizinhas, que inicialmente contava com dez integrantes e hoje reúne cerca de 60 mulheres, com idades entre 25 e 70 anos. A associação tornou-se um importante espaço de transformação social e econômica, promovendo a geração de renda por meio de projetos com ‘Mãos que Bordam e Cozem Frutos da Terra’, que valoriza o artesanato e a culinária. 

Sua generosidade também se destacou em várias ações comunitárias. Lindaura cedeu o espaço da Associação para a construção de uma capela, emprestou uma sala para a escola local, colaborou com o GDF no programa de distribuição de Pão e Leite, e ainda viabilizou a instalação de um posto dos Correios e a melhoria da infraestrutura, com a implantação de luz nas estradas e nas casas através do projeto LUMIAR. Sua preocupação com a educação infantil também ficou evidente quando a escola local recebeu o programa ‘Arca das Letras’ do Ministério da Educação. 

Antes de seu falecimento, Lindaura sonhava em transformar o espaço da Associação em uma creche para atender crianças no contraturno escolar com o objetivo de, futuramente, criar ainda uma casa de convivência para idosos da região. 

O legado de Lindaura continua a impactar a comunidade de Chapadinha, inspirando todos que a conheceram com sua força, coragem, solidariedade, amor ao próximo e visão de futuro”.

O evento também poderá ser acompanhado pela TV Câmara Distrital, no Youtube ou pelos canais 9.3 (aberto), 11 (Claro) e 9 (Vivo).

Audiência Pública  
Proposta de alteração do nome da Escola Classe Chapadinha
Data: 15 de maio, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Escola Classe Chapadinha (área rural Chapadinha – Brazlândia)



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments