terça-feira, novembro 11, 2025
InícioDFPaula Belmonte propõe estudo para mapear potencial produtivo do Entorno do DF

Paula Belmonte propõe estudo para mapear potencial produtivo do Entorno do DF

Deputada se reuniu com Ricardo Cappelli e sugeriu que ABDI faça diagnóstico técnico para embasar políticas públicas e combater desigualdades socioeconômicas

Um estudo técnico para identificar a vocação econômica de cada uma das cidades que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal (Ride-DF) foi a pauta levada pela deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) ao presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, nesta quarta-feira (14).

O levantamento, segundo a deputada, tem como objetivo subsidiar políticas públicas mais eficazes para a região, que abriga cerca de 1,5 milhão de pessoas e sofre com altos índices de desigualdade social e econômica. A proposta da deputada é que o estudo, a ser coordenado pela ABDI, contemple indicadores como renda, mobilidade urbana, acesso à infraestrutura, perfil industrial, educação profissional e geração de empregos.

Segundo Paula, o diagnóstico pode apontar caminhos concretos para reduzir desigualdades históricas entre o DF e as cidades vizinhas. “A partir disso, nós poderemos construir políticas públicas, desburocratização e empregabilidade. Emprego é geração de dignidade e cuidado com as pessoas e com as nossas crianças”, afirmou.

A proposta, ela destaca, está alinhada à Lei Complementar nº 94/1998, que estabelece diretrizes para a atuação conjunta entre DF, Goiás e Minas Gerais para o desenvolvimento da região. “Que a gente possa conhecer, de verdade, a aptidão de cada localidade próxima para que a gente desenvolva o Distrito Federal”, reitera Paula Belmonte.

Sinalização positiva

Municípios como Águas Lindas e Luziânia, lembra a distrital, estão entre os mais afetados pela exclusão social. Segundo o IBGE, ambos têm Produto Interno Bruto (PIB) per capita muito abaixo da média nacional. A expectativa da deputada é de que o estudo ajude a reverter esse cenário com ações estruturadas e efetivas.

Cappelli recebeu positivamente a sugestão e destacou a importância de se pensar políticas públicas baseadas em dados concretos. “Essa aqui é uma missão da ABDI: auxiliar o desenvolvimento econômico e industrial do Brasil e também do Distrito Federal”, assegurou.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments