segunda-feira, novembro 10, 2025
InícioGOVirmondes Cruvinel propõe modelo de Recife para incentivar microempreendedores em Goiás

Virmondes Cruvinel propõe modelo de Recife para incentivar microempreendedores em Goiás


Em audiência pública na manhã desta sexta-feira, 30, que debate instalação da comissão técnica e audiência pública sobre “Crédito e Apoio Técnico no Fortalecimento dos MEIs (Microempreendedores Individuais), o deputado Virmondes Cruvinel (UB), em seu discurso de abertura do evento, destacou uma iniciativa bem-sucedida da Prefeitura do Recife (PE) como inspiração para fomentar o trabalho de microempreendedores individuais MEIs em Goiás.

Cruvinel apresentou a proposta de criar um banco de microempreendedores locais em bairros e comunidades, com objetivo de conectar esses profissionais à prestação de serviços para órgãos públicos. A ideia é simples: identificar profissionais como chaveiros, eletricistas, costureiras e outros MEIs que vivem em determinadas regiões e formalizar sua atuação para que possam ser contratados diretamente pela prefeitura para pequenos reparos e serviços cotidianos.

“A gente conheceu essa iniciativa em bairros de Recife. Lá, os moradores têm acesso fácil a serviços essenciais e o empreendedor local é valorizado com contratação formal pela prefeitura”, afirmou o deputado, emendando que sua proposta é trazer essa política para Goiás e adaptar tanto para o Governo do Estado quanto para os municípios.

O legislador informou que já apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa com esse objetivo e que, em Goiânia, a vereadora Rose Cruvinel (UB) também apresentou proposta semelhante para a capital. Ambas as proposições buscam garantir que MEIs possam firmar contratos com o poder público de maneira legal, incentivando a formalização, o acesso ao crédito e a geração de emprego.

Além disso, Cruvinel mencionou a intenção de levar o debate ao Congresso Nacional, propondo o aumento do teto de faturamento do MEI, atualmente fixado em R$ 81 mil anuais. “Muitos empreendedores estão tendo que migrar para o Simples Nacional, mesmo sem condições estruturais para isso. A tabela precisa ser atualizada”, defendeu.

Durante o evento, também foi feito um convite oficial à Agência de Fomento do Estado de Goiás (Goiás Fomento), para que participe ativamente do projeto, oferecendo suporte técnico e acesso ao crédito aos pequenos empreendedores. A Comissão de Empreendedorismo da Casa, presidida por Cruvinel, planeja realizar visitas semanais a feiras e eventos em Goiânia para orientar quem deseja se formalizar.

 

 



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments