domingo, novembro 9, 2025
InícioDFAgosto Azul e Vermelho: CLDF conscientiza sobre trombose e outras doenças vasculares

Agosto Azul e Vermelho: CLDF conscientiza sobre trombose e outras doenças vasculares


Agosto Azul e Vermelho: CLDF conscientiza sobre trombose e outras doenças vasculares

Problemas nos vasos e artérias — como AVC, trombose e embolia pulmonar — estão entre as principais causas de morte em todo o mundo. Nesta quinta-feira (7), a Câmara Legislativa promoveu sessão solene dedicada ao Mês de Conscientização sobre a Saúde Vascular

Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF

Autor da solenidade, o deputado Jorge Vianna, destacou a importância de se evitar fatores de risco como tabagismo, estresse, obesidade e sedentarismo

“Doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no Brasil e no mundo, superando o câncer, os acidentes de trânsito e a violência urbana”, alertou o deputado Jorge Vianna (PSD), durante sessão solene realizada nesta quinta-feira (7) na Câmara Legislativa do Distrito Federal. O evento fez parte da campanha Agosto Azul e Vermelho, incluída no calendário do DF pela Lei 7.579/2024. De autoria do deputado Vianna, a legislação foi desenvolvida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) – Regional DF, com o propósito de criar o Mês de Conscientização sobre a Saúde Vascular. 

O distrital destacou a importância de evitar fatores de risco como tabagismo, estresse, obesidade e sedentarismo. Para a cirurgiã vascular Bruna Stéfany Teles, prevenir trombose [formação de coágulos que prejudicam o fluxo sanguíneo] não é apenas uma questão clínica, mas um problema de saúde pública.
 

Cirurgiã vascular Bruna Stéfany Teles (Foto: Rinaldo Morelli/CLDF)

“Basta lembrar que uma a cada quatro mortes no mundo está relacionada à trombose direta ou indiretamente”, citou. “A campanha Azul e Vermelho vai muito além das cores. Ela é um alerta sobre um inimigo invisível: a trombose venosa profunda, que pode evoluir para uma embolia pulmonar, e é uma das principais causas evitáveis de morte”, afirmou.

Cuidados em viagens longas e no tempo seco

Teles fez um alerta sobre ficar sentado durante longos períodos, em especial durante voos internacionais. Ela considera, inclusive, que as companhias aéreas deveriam orientar os passageiros a fazerem exercícios com os pés e a se levantarem pelo menos um pouco durante viagens áreas, principalmente nos trajetos acima de quatro horas.
 

Thiago Campos, presidente da regional DF da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (Rinaldo Morelli/CLDF

“E a trombose no avião não é somente pela questão da imobilidade. Tem a desidratação também“, completou o cirurgião vascular Thiago Campos, atual presidente da regional DF da SBACV. Os passageiros tendem a beber pouca água durante as viagens. E o cuidado com a hidratação também deve ser observado em terra firme. “Em agosto, temos uma peculiaridade em Brasília por conta do período de seca. É impressionante o aumento do índice de trombose. O paciente desidrata”, ressaltou Campos.

A sessão solene completa pode ser assistida no canal do Youtube da TV Câmara Distrital
 

 

 



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments