sábado, novembro 8, 2025
InícioDFMax Maciel defende criar fundação para gerir Instituto de Cardiologia do DF 

Max Maciel defende criar fundação para gerir Instituto de Cardiologia do DF 


Da tribuna do plenário, o distrital Max Maciel (Psol) defendeu, nesta terça-feira (12), a criação de uma fundação pública para gerir o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF). A pauta foi tema de reunião do Conselho de Saúde do DF. O Instituto esteve sob intervenção do GDF desde dezembro de 2023 até julho deste ano, devido a recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

O MP determinou que o GDF realize um novo processo de chamamento público para selecionar a organização da sociedade civil que vai atuar como gestora do estabelecimento hospitalar. Diante disso, Maciel explicou que há três possibilidades para o governo: licitar nova administração; passar para contrato privado; ou criar fundação pública específica para gerir o Instituto. Para o deputado, a última alternativa mostra-se como mais benéfica ao Distrito Federal.

“De acordo com os dados que nós temos, a partir do momento que os profissionais do DF assumiram, aumentaram os números de internação, de cirurgia, de transplante, de cuidado. Tem procedimento que aumentou em mais de 100% em relação ao Instituto que estava lá, que já atendia mais que o Iges [Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal]”, afirmou Max Maciel.

Outra parlamantar da Casa favorável é Dayse Amarilio (PSB), que comanda a Comissão de Saúde. A deputada  apresentou ao Buriti a indicação 8.703/2025 para criar a fundação.



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments