quinta-feira, setembro 11, 2025
InícioDFEm audiência pública, moradores apoiam o nome “Setor Habitacional Guará Park”

Em audiência pública, moradores apoiam o nome “Setor Habitacional Guará Park”


Em audiência pública, moradores apoiam o nome “Setor Habitacional Guará Park”

Avança a proposta de alteração do nome dos setores Bernardo Sayão, IAPI e Colônia Agrícola Águas Claras, localizados na região administrativa do Guará. Em audiência pública realizada na quarta-feira (3), os moradores demonstraram amplo apoio à nomenclatura de “Setor Habitacional Guará Park”. A mudança está prevista no projeto de lei 1.636/2025, de autoria do deputado distrital João Cardoso (Avante).

A audiência pública é uma etapa obrigatória para alteração do nome de logradouros no Distrito Federal. O próximo passo é que o projeto seja votado nas comissões da Câmara Legislativa do DF (CLDF), para posterior apreciação no Plenário e sanção (ou veto) do governador.

“Essa audiência é fruto de uma solicitação da Associação dos Moradores do Guará Park”, disse João Cardoso. O tema é uma demanda antiga da população e já foi objeto de outro projeto de lei em 2020, que não chegou a ser votado na CLDF. Vários moradores disseram que a mudança é um sonho a ser realizado e estão esperançosos de que a proposta vá adiante desta vez.

Moradora do IAPI, a deputada Dayse Amarillio (PSB) participou da audiência. “A gente tem muito incômodo quando fala que mora no IAPI, porque ninguém entende do que a gente está falando. É um nome que as pessoas têm dificuldade de entender”, relatou a parlamentar. “Estamos aqui fazendo um rito legislativo, de ouvir a população, mas ter esse nome [Guará Park] já é um sonho de todo mundo que mora no Bernardo Sayão, no IAPI e na Colônia Agrícola Águas Claras”, avaliou.

O morador Carlos Roberto Rezende contou que a sigla IAPI refere-se ao extinto Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários. “É uma história que não nos representa mais. Eu acho que Setor Habitacional Guará Park representa muito melhor a todos nós”, opinou.

Pesquisa com a população

Os moradores organizaram a prefeitura comunitária do Guará Park, que realizou uma pesquisa sobre a nomenclatura. A moradora Gleide Soares atuou como prefeita no período de 2022 a 2025 e falou sobre os dados da pesquisa. Ao todo, foram 549 votos: Guará Park recebeu 481 votos, quase 90% do total; Guará Parque, 52 votos; Bairro Lobo Guará I e II, 9 votos; Bernardo Sayão, 7 votos. “Tal resultado representa a expressão da vontade da comunidade”, afirmou Gleide. Para ela, a alteração da nomenclatura é “uma conquista da participação popular”. 

Problemas com os nomes atuais

Vários participantes da audiência também apontaram dificuldades com entregas e com serviços de transporte por aplicativo. “É feita uma confusão com o nome Colônia Agrícola Águas Claras. Você pega um Uber, ele fica confuso. Você dá o seu endereço para alguém e a pessoa acha que você mora em Águas Claras. Mas é no Guará”, relatou o morador Marcos Dantas.

Outra questão levantada foi a de que os setores em discussão se tornaram áreas urbanas, portanto deveriam perder a denominação rural. Os três locais (Bernardo Sayão, IAPI e Colônia Agrícola Águas Claras) são numerados pelos Correios como “chácaras”.

A audiência pública completa pode ser assistida no canal do Youtube da TV Câmara Distrital
 

 



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments