Levantamento foi feito após a megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, que deixou 121 mortos — incluindo quatro policiais.
Uma pesquisa divulgada neste domingo (2) pela Genial/Quaest revela que 87% dos moradores do Rio de Janeiro acreditam que a cidade vive uma “situação de guerra”. O levantamento foi realizado logo após a megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, na última terça-feira (28), que resultou em 121 mortes — entre elas, quatro policiais.
Outros 13% dos entrevistados disseram não concordar com a afirmação. Quando questionados se outras capitais brasileiras também enfrentam cenários semelhantes, 51% responderam que sim, 42% discordaram e 7% não souberam ou preferiram não opinar.
A pesquisa ouviu 1.500 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 30 e 31 de outubro, em entrevistas presenciais e domiciliares. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O estudo também apontou que 74% dos entrevistados têm medo de uma possível reação do tráfico após a operação. Outros 25% disseram não temer represálias, e 1% não respondeu.
A primeira parte da pesquisa, divulgada no sábado (1º), mostrou que 64% dos moradores fluminenses aprovam a operação, considerada a mais letal da história do estado. Já 27% desaprovam, enquanto 6% se declararam neutros e 3% não souberam responder.
#Quaest #RioDeJaneiro #Polícia #ViolênciaUrbana #OperaçãoRJ #Penha #Alemão #SegurançaPública #GuerraUrbana







