segunda-feira, novembro 10, 2025
InícioDFAudiência Pública na CLDF debate medidas para tornar prioritária a Atenção Primária...

Audiência Pública na CLDF debate medidas para tornar prioritária a Atenção Primária à Saúde


Audiência Pública na CLDF debate medidas para tornar prioritária a Atenção Primária à Saúde

Considerada a porta de entrada do SUS, a Atenção Primária à Saúde foi tema de audiência pública no plenário da Câmara Legislativa nesta segunda-feira (10). “Esta é uma oportunidade para olharmos a Atenção Primária como prioridade”, declarou a deputada Dayse Amarilio (PSB), na abertura da reunião, que debateu problemas dos profissionais que atuam no atendimento a famílias e comunidades. “Precisamos resistir para existir”, resumiu a parlamentar.

Presidente da Comissão de Saúde da CLDF, Dayse Amarilio apresentou um panorama da situação da Atenção Primária no Distrito Federal, que inclui questões orçamentárias; falta de profissionais de todas as áreas; e a situação das unidades, que contam com instalações e mobiliário inadequadas, entre outros temas.

“SUS forte é SUS com Atenção Primária como prioridade”, insistiu a distrital. Contudo, observou que o DF optou por um caminho inverso, indicando a redução dos recursos destinados à saúde no projeto de lei, encaminhado pelo GDF, que trata do orçamento do ano que vem.

 

Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

As argumentações da parlamentar foram apoiadas por Gabriel Magno (PT), que também integra a Comissão de Saúde. O deputado fez uma conta rápida – dividiu o valor destinado à saúde pela população do Distrito Federal – para rebater declarações de integrantes do governo de que o SUS é caro. “O SUS é barato e muito eficiente”, concluiu, ratificando: “Não podemos admitir o corte de mais de R$ 1 bilhão nos recursos da saúde”.

Vínculo com a população

Além dos distritais, participaram do debate representantes de entidades, profissionais e usuários do sistema de saúde do DF. Os trabalhadores relataram diversas situações adversas de suas rotinas, bem como a defasagem salarial de várias categorias. Representando o Conselho de Saúde, Júlio Isidro reclamou da baixa execução dos recursos que são encaminhados pelo Ministério da Saúde. Também salientou a necessidade de aumento de equipes do Programa Saúde da Família.

Por sua vez, Jorge Henrique, presidente em exercício do Sindicato dos Enfermeiros do DF, atribuiu o que considera “um processo deliberado de desinvestimento na saúde pelo GDF”, a uma maneira de “justificar a terceirização” do setor. Enquanto Elaine da Silva Farias, diretora da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, acrescentou que a falta de valorização reflete no atendimento.

Presidente do Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental de Saúde e Agentes Comunitários de Saúde do DF, Iuri Marques deu seu recado por meio da música. Acompanhado de sanfona e triângulo, apresentou paródia, que elaborou a partir da música “A Vida do Viajante” (de Hervé Cordovil e Luiz Gonzaga), intitulada “A Vida do Agente”, na qual cantou: “Eu sou o elo entre a saúde e a população” – vínculo também destacado por vários usuários dos serviços de saúde.

 

Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

Já a presidente do Conselho Regional de Medicina do DF, Lívia Vanessa Ribeiro, defendeu que o primeiro nível de contato com a família, com a comunidade, deveria ser mais valorizado. Contudo, o que se percebe “é uma inversão de modelos”.

Do GDF, Ricardo Ramos dos Santos, titular da Diretoria da Estratégia Saúde da Família, destacou a “responsabilidade” com que os temas foram abordados na audiência pública que, segundo ele, constituiu “um espaço plural”. Acrescentou ainda que há “muitos desafios a superar”. À frente da Rede de Frio da Secretaria de Saúde – responsável pelos imunobiológicos –, Tereza Luiza, enfatizou a importância da vacinação.

Veja mais fotos do evento no Flickr da Agência CLDF



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments