Presidente agradece apoio do MST e convoca brasileiros às ruas em meio à pressão militar dos EUA
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um apelo público para que brasileiros participem de manifestações em defesa da “paz e soberania” venezuelanas. A declaração ocorreu nessa quinta-feira (4/12), durante participação em um programa da emissora TeleSUR, em meio ao aumento da pressão militar dos Estados Unidos sobre o país.
Em tom de “portunhol”, Maduro agradeceu ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pelo envio de um boné ao Palácio de Miraflores, gesto que, segundo ele, simboliza a solidariedade entre movimentos sociais brasileiros e venezuelanos. O presidente afirmou que a “unidade dos povos” deve servir de base para resistir à ofensiva norte-americana.
Durante a transmissão, Maduro pediu explicitamente que brasileiros saiam às ruas para apoiar a Venezuela. Ele disse que o país tem “direito à paz com soberania” e reforçou agradecimentos ao MST e ao Brasil. As falas ocorreram no mesmo período em que militares dos Estados Unidos anunciaram nova ação contra um barco no Pacífico Leste, sob justificativa de combate ao narcotráfico.
O episódio integra um contexto de escalada entre Washington e Caracas. Nos últimos meses, os EUA ampliaram operações militares no Caribe e no Pacífico, alegando que o objetivo é desarticular rotas de cartéis de drogas. Segundo o governo americano, ao menos 23 embarcações suspeitas foram atingidas. Maduro, porém, afirma que seu governo é o verdadeiro alvo das ações.
O presidente venezuelano é acusado pelos Estados Unidos de chefiar o cartel de Los Soles, recentemente classificado como organização terrorista internacional por autoridades americanas. Caracas nega todas as acusações e afirma que a ofensiva militar tem caráter político.
#Venezuela #Maduro #Brasil #MST #EUA #Soberania #TeleSUR #TensõesDiplomáticas #PolíticaExterna #Caribe








