quarta-feira, fevereiro 4, 2026
InícioBRASIL“Brasil se aproxima de ver ministro do STF preso”, diz Alessandro Vieira...

“Brasil se aproxima de ver ministro do STF preso”, diz Alessandro Vieira na CPI


Câmara dos Deputados

Relator da CPI do Crime Organizado critica privilégios, viagens em jatinhos e falta de controle sobre o STF.

Durante sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado no Senado, realizada na última terça-feira (9/12), o relator Alessandro Vieira (MDB-SE) afirmou que o Brasil está próximo de testemunhar a prisão de ministros de tribunais superiores. Segundo ele, o país já registrou autoridades de várias áreas sendo detidas, mas nunca magistrados de alta cúpula suspeitos de corrupção.

Relator da CPI do Crime Organizado e do PL Antifacção, Vieira reforçou, em entrevista à coluna Igor Gadelha, que “se avizinha o momento em que teremos um ministro do STF preso”. O senador alertou para a infiltração do crime organizado em instituições brasileiras e criticou o que considera um ambiente de imunidade dentro do Judiciário.

“Ninguém pode estar acima da lei. Ninguém pode estar imune a investigações. Investigação não é condenação, mas eu tenho que compreender como é que funciona o servidor público, o juiz, o magistrado — como é que ele tem um padrão de vida de milionário. O que aconteceu na vida dele? Como é que ele consegue ter isso?”, declarou o senador do MDB-SE.

Na entrevista, Vieira criticou o uso de jatinhos de empresários e lobistas por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), prática que, segundo ele, tornou-se comum. Ele citou especificamente viagens realizadas por Kassio Nunes Marques (STF), que teria viajado à Europa em aeronaves de proprietários do setor de apostas esportivas.

“Quando eu fiz a minha fala, eu não estava me referindo especificamente ao ministro [Dias] Toffoli, até porque outros ministros viajam cotidianamente em jatinhos emprestados. O ministro Kassio [Nunes Marques], por exemplo, em mais de uma oportunidade viajou para a Europa em jatinhos de dono de bet. Ninguém de sã consciência pode deixar isso normal”, disse Vieira. “Se fosse um juiz de primeira instância, o CNJ certamente puniria. Mas o Supremo vive fora de qualquer eixo de responsabilização.”

O senador também criticou a ausência de mecanismos internos de controle no STF. Segundo ele, a falta de corregedoria, código de ética e ouvidoria, somada à não submissão da Corte ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), agrava o problema. “Ele [o STF] não tem corregedoria, não tem código de ética, não tem ouvidoria. E ele não está submetido ao CNJ. Essa interpretação cada vez mais se afasta da letra da lei, do interesse da sociedade e se aproxima do interesse de grupos de mobilização.”

Hashtags:
#STF #CPI #CrimeOrganizado #AlessandroVieira #Senado #PoliticaNacional #Justiça #PoderJudiciário #Corrupção #Transparência #Brasil #Instituições #Responsabilização #Diastoffoli #KassioNunesMarques #Jatinhos #Lobby #CNJ #IgorGadelha #NoticiasBrasil #bsbtimes



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments