terça-feira, fevereiro 3, 2026
InícioMUNDOApós ameaça, UE avalia retaliação bilionária aos EUA

Após ameaça, UE avalia retaliação bilionária aos EUA


Bloco europeu discute contramedidas comerciais após pressão de Washington por anexação da ilha

A União Europeia avalia a adoção de um pacote de retaliação comercial que pode chegar a € 93 bilhões contra os Estados Unidos, após o presidente Donald Trump ameaçar impor tarifas a países europeus que se opuserem à anexação da Groenlândia. A reação ocorre em meio à escalada das tensões diplomáticas no Ártico, região considerada estratégica para a Otan.

Neste domingo (18), embaixadores dos 27 países do bloco se reuniram em caráter de emergência para discutir possíveis respostas às declarações e medidas anunciadas por Washington. Segundo informações divulgadas pelo Financial Times, a União Europeia considera a aplicação de tarifas e outras contramedidas caso os Estados Unidos avancem com sanções comerciais contra aliados europeus.

A crise se intensificou após Trump anunciar, no sábado (17), a intenção de impor tarifas adicionais sobre importações de países que resistirem à proposta de anexação da Groenlândia, território semiautônomo pertencente ao Reino da Dinamarca.

Em resposta, Dinamarca, Alemanha, França, Reino Unido, Noruega, Suécia, Finlândia e Holanda anunciaram o reforço da segurança no Ártico. Pequenos contingentes militares começaram a ser enviados à Groenlândia a pedido do governo dinamarquês, movimento que antecedeu a convocação da reunião emergencial da UE.

Em comunicado conjunto, os oito países reafirmaram apoio à Groenlândia e destacaram o compromisso com a defesa coletiva da região. A nota afirma que, como membros da Otan, as nações estão empenhadas em fortalecer a segurança do Ártico como um interesse transatlântico comum.

Autoridades europeias alertaram para o risco de deterioração das relações entre Europa e Estados Unidos. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou que o bloco permanecerá unido e coordenado na defesa de sua soberania. Já a chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas, afirmou que divisões internas podem favorecer rivais estratégicos, como Rússia e China.

📲 Quer ficar por dentro do que está acontecendo?

Entre agora no grupo de WhatsApp para receber notícias na hora que são publicadas:
👉 https://chat.whatsapp.com/DacsMjMLlMEJIiuzc2CgWj

Aproveita e segue os perfis dos Portais Associados no Instagram:
🔗 https://www.instagram.com/bsb.times/
🔗 https://www.instagram.com/oxadrezdapolitica/
🔗 https://www.instagram.com/eixocapitaldf/
🔗 https://www.instagram.com/bsbem.dia/

#UniãoEuropeia
#EstadosUnidos
#Groenlândia
#DonaldTrump
#Geopolítica
#ComércioInternacional
#Otan
#CriseDiplomática
#EconomiaGlobal
#bsbtimes





Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments