terça-feira, fevereiro 3, 2026
InícioBRASILCaso Master domina retomada do Senado e pressiona STF, CPIs e governo

Caso Master domina retomada do Senado e pressiona STF, CPIs e governo


Investigações, indicação de Jorge Messias e pautas econômicas e institucionais marcam início do ano legislativo

O Senado Federal retoma os trabalhos nesta segunda-feira (2) sob forte pressão política em torno do Caso Master. As investigações sobre a fraude financeira e possíveis conexões com integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) devem pautar comissões parlamentares e articulações nos próximos dias.

Na CPMI do INSS, está previsto para quinta-feira (5) o depoimento do empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master. A comissão quer esclarecimentos sobre suspeitas de irregularidades em empréstimos consignados a aposentados e pensionistas, embora a defesa do banqueiro ainda avalie recorrer para adiar a oitiva.

LEIA MAIS

Paralelamente, a CPI do Crime Organizado deve analisar pedidos de convocações e quebras de sigilo relacionados ao Master, incluindo a atuação de ministros do STF e ligações de familiares de magistrados com o banco. Parlamentares da oposição também questionam a permanência do ministro Dias Toffoli na relatoria do caso no Supremo.

O tema avança ainda na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que criou um grupo de trabalho para investigar o caso. O colegiado pretende ouvir Vorcaro, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o ex-presidente da instituição Roberto Campos Neto.

LEIA MAIS

Além das investigações, o Senado vive disputa política em torno da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o STF. Indicado pelo presidente Lula, o nome enfrenta resistência do presidente da Casa, Davi Alcolumbre, que defendia outra indicação. A expectativa do governo é concluir a sabatina entre o fim de fevereiro e o início de março.

Outras pautas relevantes também entram no radar do Senado em 2026, como a análise do acordo Mercosul–União Europeia, o novo Plano Nacional de Educação e a revisão da Lei do Impeachment. A tendência, porém, é que o Caso Master siga como eixo central das discussões neste início de ano legislativo.

LEIA MAIS



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments