quarta-feira, novembro 12, 2025
InícioDFCCJ aprova projeto que acaba com cobrança de licenciamento anual de veículos...

CCJ aprova projeto que acaba com cobrança de licenciamento anual de veículos no DF


CCJ aprova projeto que acaba com cobrança de licenciamento anual de veículos no DF

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) se reuniu nesta terça-feira (11) e aprovou o PL nº 372/2023, de autoria do deputado Thiago Manzoni (PL), que institui o “Estatuto de Defesa dos Usuários dos Órgãos de Trânsito do DF”. 
De acordo com o texto, o novo estatuto visa garantir direitos fundamentais aos usuários do sistema de trânsito, como a transparência na prestação de serviços e o acesso a informações claras e acessíveis.

Para o autor da proposta, os usuários não têm informações cruciais como o valor arrecadado pelos pardais, a destinação do valor das multas aplicadas e os estudos feitos para a instalação de pardais em cada ponto do DF.

“É dever do Estado dar máxima transparência em relação às suas ações. Existe uma grande quantidade de pardais no DF e os cidadãos não fazem ideia do valor arrecadado por esses aparelhos e para onde está indo esse dinheiro”, diz o Deputado.

Licenciamento anual de veículos

Outro ponto da medida aprovada pela comissão é a vedação da cobrança de taxa de licenciamento anual de veículos no DF. Manzoni explica que a taxa, que atualmente é de R$ 102, foi criada para custear a emissão dos documentos em papel dos veículos. Desde 2021, no entanto, toda a documentação do veículo passou a ser emitida de forma 100% digital.

“Não há motivo para cobrar mais uma taxa do cidadão brasiliense se o serviço de emissão física do documento não existe mais”, afirma o distrital.

Além da CCJ, a medida já recebeu parecer favorável da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) e da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC). O projeto agora segue para votação em plenário. A reunião ordinária desta terça-feira contou ainda com a presença dos deputados Fábio Félix (PSOL), Robério Negreiros (PSD), Chico Vigilante (PT) e teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e pelo YouTube da Casa. 

*Com informações da assessoria do deputado Thiago Manzoni



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments