A deputada Bia de Lima (PT) apresentou à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) o projeto de resolução nº 6337/25, que pretende alterar a resolução nº 993, de 17 de fevereiro de 1998, que institui a Comenda Berenice Teixeira Artiaga. Se aprovada, o diploma será em forma de certificado assinado pelo presidente da Casa e a cada homenageada será entregue uma flor orquídea.
Para justificar as alterações, a parlamentar apontou que a medida tem por objetivo engrandecer a homenagem às mulheres de destaque no cenário goiano, de forma a garantir o tratamento igualitário entre todas as contempladas pela honraria. Ainda na redação, Bia afirmou que a entrega de flores de orquídeas se fundamenta na necessidade de agregar um simbolismo especial ao reconhecimento prestado pelo Poder Legislativo.
Ela anota que as flores representam uma tradição culturalmente consolidada como gesto de apreço, respeito e admiração, sendo uma expressão tangível de reconhecimento ao mérito das homenageadas. E dia, ainda, que o gesto estaria alinhado às boas práticas observadas em diversas solenidades de reconhecimento, onde gestos simbólicos como a entrega de flores são utilizados para enfatizar a importância do momento.