terça-feira, novembro 11, 2025
InícioGOCidades bem geridas | Portal da Alego

Cidades bem geridas | Portal da Alego


A sede da Associação Goiana de Municípios (AGM), em Goiânia, foi palco da 5ª edição do Fórum Goiano da Desburocratização, realizada nesta terça-feira, 13. O encontro teve como foco central a modernização da gestão pública e o fortalecimento da liberdade econômica nos municípios e foi presidido pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB).

Além do parlamentar, compuseram a mesa de trabalhos: o secretário executivo do Fórum da OAB-GO, Lourival Fonseca Júnior; o presidente da AGM e prefeito de Hidrolândia, Zé Délio (UB); o presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), Ediwal Portilho; o prefeito da cidade de Senador Canedo, Fernando Peluzzo (UB); o gestor de Políticas Públicas do Sebrae-GO, Allan Máximo; e a prefeita do município de Serranópolis, Zilmar Ferreira (PP).

O presidente do fórum, deputado Virmondes Cruvinel (UB), destacou a importância de levar soluções práticas às cidades. “A iniciativa tem se consolidado como um espaço permanente de escuta e proposição. A desburocratização não pode ficar apenas no discurso. Nosso objetivo é transformar boas ideias em políticas públicas duradouras”, disse.

O parlamentar também destacou dois projetos de lei de sua autoria em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego): de nº 431/2025, que versa sobre o uso da autodeclaração como meio prioritário para a instrução de processos administrativos, promovendo confiança no cidadão, reduzindo exigências documentais e acelerando a tramitação dos serviços públicos; e de nº 8960/25, que propõe a criação do Chatbot GO, uma ferramenta de atendimento virtual inteligente nos canais estaduais de atendimento digital.  A matéria visa ao uso de plataformas baseadas em inteligência artificial (IA) para proporcionar atendimento ágil, eficiente e inclusivo aos cidadãos.

“A autodeclaração reduz custos, dá agilidade e valoriza o cidadão. E com a tecnologia, podemos tornar o serviço público mais próximo e eficiente. Queremos trazer experiências reais de municípios que estão fazendo diferente, como Senador Canedo e Hidrolândia, para inspirar e replicar boas práticas”, explicou.

Anfitrião do evento, o presidente da AGM e prefeito de Hidrolândia, Zé Délio, reforçou a necessidade de uma gestão mais conectada com a realidade do contribuinte. “Quem está na ponta sabe o peso que a burocracia representa. O cidadão não aceita mais a morosidade. Descentralizamos áreas como licenciamento ambiental e vigilância sanitária, porque o Estado não consegue atender aos 246 municípios sozinho. Isso gera resposta mais rápida, estimula a economia local e atrai investimentos”, observou o mandatário.

Ediwal Portilho, presidente da Adial, também fez coro à defesa da liberdade econômica. “A desburocratização abre espaço para que a economia aconteça. A gente precisa de um ambiente menos travado, mais eficiente, para gerar emprego e renda. Goiás é exemplo de crescimento porque tem apostado em incentivos e simplificação. A união de esforços nesse fórum é um passo importante”, avaliou.

Representando o Sebrae-GO, Allan Máximo reforçou a conexão entre agilidade administrativa e desenvolvimento econômico. “O ambiente de negócios precisa ser convidativo. Só assim conseguimos atrair investimentos, gerar emprego e distribuir renda. A economia cresce onde há liberdade para empreender. A digitalização e a simplificação dos processos são essenciais para acelerar esse ciclo virtuoso nos municípios goianos”, comentou Máximo.

O prefeito da cidade Senador Canedo, Fernando Pelozzo, também foi destaque no evento, ao apresentar inovações tecnológicas que facilitam o atendimento à população. “Criamos uma Secretaria de Inovação Tecnológica, estruturamos a cidade com redes e computadores e eliminamos o uso de papel no Paço Municipal. Hoje, tudo é digital. Isso nos tirou da idade da pedra e aproximou o cidadão do poder público. A tecnologia é a nossa principal aliada contra a burocracia”, contou Pelozzo.

Por fim, José Délio contou sua experiência em Hidrolândia: “Nós reformulamos a forma como os empreendimentos são aprovados. Agora, o loteador tem mais facilidade, desde que siga a legislação. Emitimos decretos com mais celeridade, o que permite ao empreendedor começar suas vendas mais rápido. E isso gera receita para o município investir de volta na população. É uma lógica de ganho mútuo”, concluiu.



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments