quarta-feira, fevereiro 4, 2026
InícioDFCLDF lança edital do Prêmio Paulo Freire de Educação

CLDF lança edital do Prêmio Paulo Freire de Educação


CLDF lança edital do Prêmio Paulo Freire de Educação

Com três edições, prêmio incentiva e fortalece projetos pedagógicos do DF

A Câmara Legislativa anuncia a 3ª edição do Prêmio Paulo Freire de Educação (PPFE). Capitaneada pela Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Casa, a premiação seleciona projetos inovadores que contribuem para incrementar, enriquecer e solucionar desafios do campo educacional.

As inscrições estarão abertas no período de 5 de maio a 5 de julho, pelo site do PPFE, que disponibiliza o edital para consulta. Podem participar profissionais de educação, professores, estudantes, familiares de alunos, estudiosos da temática, ativistas pelo direito à educação e comunidades escolares de forma geral. Outro requisito é que os candidatos se destaquem por ações que promovam o direito à educação, a gestão escolar democrática, o Plano Distrital de Educação e/ou projetos político-pedagógicos que impactem os territórios onde as instituições educativas se inserem. 

Para participar da 3ª edição do Prêmio, os projetos precisam ser inscritos em uma das seguintes temáticas:  

– Educação sobre história e cultura afro-brasileira, indígena e antirracista; 

– Promoção da inclusão e diversidade na educação;

– Cultura de paz;

– Educação ambiental e patrimonial; 

– Práxis transformadoras nas áreas do conhecimento e na formação continuada;  

– Proteção da criança e do adolescente; 

– Inclusão digital;

– Interação entre escola e comunidade.

A CEC selecionará três finalistas de cada um dos eixos temáticos. No dia 25 de setembro, a Câmara vai realizar uma sessão solene para entregar o Prêmio, com homenagens aos vencedores. As dúvidas acerca do PPFE devem ser encaminhadas pelo e-mail premiopaulofreire@cl.df.gov.br

Paulo Freire 

Alfabetizador, filósofo, pesquisador, escritor e secretário municipal de educação de São Paulo, Paulo Reglus Neves Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia mundial. Influenciou o movimento ‘pedagogia crítica’, que entende a educação como meio para transformações sociais e a emancipação humana. 

Recifense, nasceu no ano de 1921 e faleceu em 1997. Entre outras obras publicou a trilogia: “Pedagogia do Oprimido”, “Pedagogia da Esperança” e “Pedagogia da autonomia”. 

Ao trabalhar com a alfabetização de adultos, criou uma didática que ensina trabalhadores e trabalhadoras a ler a partir da realidade em que vivem. Para o educador, a aprendizagem complementa a formação do sujeito como ser humano. 

Paulo Freire foi nomeado Doutor Honoris Causa de 28 universidades em vários países e teve suas obras traduzidas em mais de 20 idiomas. Pela contribuição e importância do trabalho que desenvolveu, em 2011 foi sancionada a lei distrital nº 4.641, que o declara patrono da educação do Distrito Federal. No ano seguinte, também foi reconhecido como patrono da educação brasileira, com a sanção da lei federal nº 12.612.

Conheça os vencedores das edições de 2023 e 2024.  



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments