CLDF premia filmes locais no Festival de Brasília, que começa nesta sexta-feira (12)
Troféu Câmara Legislativa será entregue aos vencedores da Mostra Brasília, vitrine do cinema brasiliense. Também há premiação em dinheiro para os melhores filmes e categorias técnicas
A Câmara Legislativa premia pela 27ª vez a produção cinematográfica do Distrito Federal durante o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que começa nesta sexta-feira (12). Mais antigo e uma das mais importantes competições do setor, o festival inclui, na sua programação, a Mostra Brasília, exclusiva para filmes locais que disputam a premiação da CLDF. Este ano, foram destinados R$ 298 mil, que serão distribuídos entre os melhores filmes e os vencedores das categorias técnicas.
Ao todo, foram selecionados cinco longas e onze curtas-metragens (veja abaixo) para concorrer ao Troféu Câmara Legislativa, entre mais de uma centena de inscritos. A Comissão de Seleção foi formada por Glaucia Rabelo Veloso (historiadora, professora, atriz e pesquisadora), Juliana Araujo Cruvinel (especialista em cinema documentário, pesquisadora, cineasta), Letícia Bispo (cineasta, crítica, pesquisadora e curadora), Nicolau Araújo (diretor, roteirista, produtor e preservador de cinema) e Renan Montenegro (roteirista, diretor e produtor).
“O prêmio da CLDF chega à 27ª edição e ratifica que está consolidada a parceria com o Festival de Brasília, iniciada em 1996. Além disso, o aumento de mais de 20% no valor da premiação, em relação ao ano passado, demonstra a disposição de continuar apoiando a produção audiovisual do Distrito Federal”, comenta Claudinei Pirelli, que está à frente do Comitê Gestor do Troféu Câmara Legislativa.
Considerada vitrine do cinema produzido no Distrito Federal, a tradicional Mostra Brasília terá início na próxima semana. Já a abertura geral do 58º Festival de Brasília acontece amanhã, com a apresentação do filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que traz o ator Wagner Moura como protagonista – ambos premiados no Festival de Cannes em maio passado. A programação do festival prossegue no final de semana com várias atividades: exibição de filmes, oficinas, debates, sessões especiais e música, no Cine Brasília e em vários locais do DF.
27º Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal
Filmes longa-metragem
Vozes e Vãos, de Edileuza Penha de Souza e Edymara Diniz, 79min, documentário, 2025. Livre
Mil Luas, de Carina Bini, 73min, ficção, 2025. Livre
Maré Viva Maré Morta, de Claudia Daibert, 101min, documentário, 2025. Livre
A Última Noite da Rádio, de Augusto Borges, 73min, ficção, 2025. 16 anos
Menino Quem Foi Seu Mestre?, de Rafael Ribeiro Gontijo e Sandra Bernardes, 86min, documentário, 2025. Livre
Filmes curta-metragem
Terra, de Leo Bello, 14min, ficção, 2025. Livre
Notas Sobre a Identidade, de Marisa Arraes, 20min, ficção, 2024. 14 anos
O Bicho Que Eu Tinha Medo, Jhonatan Luiz, 9min, animação/ficção, 2025. Livre
A Brasiliense, de Gabriel Pinheiro, 1min49s, ficção, 2024. Livre
O Fazedor de Mirantes, de Betânia Victor e Lucas Franzoni, 19min, documentário. Livre
Rainha, de Raul de Lima, 12min, documentário, 2025. Livre
Dizer Algo Sobre Estar Aqui, de Vaga-Mundo Poéticas Nômades (coletivo), 12min, híbrido, 2025. Livre
Dois Turnos, de Pedro Leitão, 21min, ficção, 2024. 16 anos
Três, de Lila Foster, 21min, ficção, 2024. 14 anos
O Cheiro do Seu Cabelo, de Clara Maria Matos, 16min, ficção, 2025. Livre
Rocha: Substantivo Feminino, de Larissa Corino e Patricia Meschick, 25min, documentário, 2025. Livre