A Comissão de Cultura, Esporte e Lazer reuniu-se na tarde desta terça-feira, 9, sob a condução de seu presidente, deputado Mauro Rubem (PT), para deliberar sobre diversos projetos. A reunião ocorreu na sala Júlio da Retifica.
Ao todo, foram aprovadas 44 matérias. Entre elas, destaca-se a de autoria do deputado Ricardo Quirino (Republicanos), (n°13696/25), que visa incluir, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, o “Bora de Bike”, realizado em Goiânia. Evento que conta com mais de 40 edições e que leva milhares de pessoas, famílias inteiras e gente apaixonadas por bike pelas ruas da Capital. Organizado pela RecordTV Goiás desde 2012, o evento oferece uma oportunidade para os participantes pedalarem pela cidade, promovendo a prática do ciclismo e a conscientização sobre a importância da mobilidade sustentável.
Outra matéria apreciada foi a de n°12997/23, do deputado Virmondes Cruvinel (UB), que pretende incluir a Expo Conecta Aciag, realizada anualmente em Aparecida de Goiânia, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. Em justifica, o parlamentar explica que evento Expo Conecta Aciag consolidou-se como um dos principais eventos estratégicos para o desenvolvimento empresarial de Aparecida de Goiânia e da Região Metropolitana de Goiânia. Organizado pela Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Acieg), o evento reuniu empresários, autoridades e líderes do setor produtivo em uma série de encontros estratégicos que impulsionaram a integração empresarial, o fomento ao networking e a criação de um ambiente favorável para a geração de negócios e o fortalecimento de parcerias comerciais.
Outro destaque é o projeto n°10087/25, da deputada Vivian Naves (PP), que Inclui, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, o Carnaval do município de Porangatu.
Mauro Rubem disse que aprovar esse projeto é o reconhecimento e uma forma de valorizar e preservar uma manifestação cultural importante para a população, especialmente com a proximidade do período carnavalesco. “Registrar essa tradição nos anais da Assembleia reforça seu significado histórico e social”.
O presidente da comissão também informou que ainda devem ocorrer novas reuniões até o fim do ano. Ele explicou que existem 18 projetos aguardando relatório dos relatores. Caso estejam aptos para votação, a intenção é concluir, até o início do recesso, toda a pauta da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer referente a 2025.



