sexta-feira, setembro 12, 2025
InícioDFCompetição ao Troféu Câmara Legislativa começa nesta segunda-feira (15) no Cine Brasília

Competição ao Troféu Câmara Legislativa começa nesta segunda-feira (15) no Cine Brasília


Competição ao Troféu Câmara Legislativa começa nesta segunda-feira (15) no Cine Brasília

Filmes brasilienses que concorrem à premiação da CLDF também serão exibidos, com entrada franca, no Complexo Cultural de Planaltina e em unidades do SESC, no Gama, Ceilândia e 504 Sul

A tradicional Mostra Brasília – espaço exclusivo para filmes do Distrito Federal que disputam o 27º Troféu Câmara Legislativa, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – começa nesta segunda-feira (15). Além do Cine Brasília, sede do festival, com exibições às 18 horas, os títulos brasilienses serão apresentados em mais quatro locais: Complexo Cultural Planaltina e em unidades do SESC, no Gama, Ceilândia e 504 Sul. A entrada é franca.

No SESC do Gama e Ceilândia, a sessão começa às 19h45. Em Planaltina, a Mostra Brasília terá exibições a partir das 15 horas. Já na unidade do SESC da 504 Sul, os filmes serão apresentados, no dia seguinte, com início às 11 horas. Neste último, a mostra termina no sábado (20). Nos demais, ocorrerá de segunda a sexta-feira (19).

A escolha dos vencedores – o Troféu Câmara Legislativa é entregue na cerimônia de encerramento do 58º Festival de Brasília – será feita pelo júri popular, composto pelo público que comparecer às exibições, e por um júri oficial: Alice Stefânia (atriz, diretora e pesquisadora de teatro); Bertrand Lira (diretor de documentários, crítico de cinema, professor e pesquisador) e Ewerton Belico (curador, roteirista, educador e diretor de cinema).

Tradição e identidade

A primeira sessão terá títulos que tratam de questões como tradição e identidade (veja mais abaixo). Documentário longa-metragem dirigido por Edileuza Penha de Souza e Edymara Diniz, Vozes e Vãos enfoca a juventude quilombola no interior de Goiás. Os dois curtas são ficcionais. No filme Terra, Leo Bello conta a história de Tuany, personagem que tenta encontrar suas raízes. Enquanto Notas Sobre a Identidade, de Marisa Arraes, reúne três mulheres que vivem juntas e precisam preparar uma festa de São João.

Mostra Brasília – 27º Troféu Câmara Legislativa
Segunda-feira (15/9)

Terra, de Leo Bello
Ficção, 14min40, 2025
Classificação indicativa: livre

 

Terra, de Leo Bello. Foto: Divulgação.

Sobre o diretor

Natural de Brasília, Leo Bello é graduado em cinema. O longa-metragem mais recente do diretor, Cartório das Almas ganhou o prêmio de melhor longa-metragem (júri popular) no Festival de Brasília, em 2023. Coescreveu e dirigiu a série documental A Sustentável Leveza do Ser (lançada no Canal Futura e Globoplay).

Notas Sobre a Identidade, de Marisa Arraes
Ficção, 20min50, 2024
Classificação indicativa: 14 anos

 

fh Notas Sobre a Identidade_0007_STILL-EXTRA
Notas Sobre a Identidade, de Marisa Arraes. Foto: Divulgação.

Sobre a diretora

Além de dirigir, Marisa Arraes é produtora, distribuidora e integra a Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (Apan). Seu filme Anticena estreou no Festival de Brasília, em 2022, e participou de festivais na Rússia, Argentina e Estados Unidos.

Vozes e Vãos, de Edileuza Penha de Souza e Edymara Diniz
Documentário, 79min, 2025
Classificação indicativa: livre

 

fotos-vozes-e-vaos-v1_0001_fotos-vozes-e-vaos (10)
Vozes e Vãos, de Edileuza Penha de Souza e Edymara Diniz. Foto: Divulgação.

Sobre as diretoras

Edileuza Penha de Souza é professora, realizadora e idealizadora da Mostra Competitiva de Cinema Negro – Adélia Sampaio. Edymara Diniz é atriz, mestre em artes pela UnB, especialista em cultura afro-brasileira (UFG) – autora do livro “O ensino do teatro nos quilombos”. Também é produtora com experiência em elaboração de projetos culturais.



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments