sábado, setembro 13, 2025
InícioGOCriação de programa de gestão emocional na gestação recebe sinal verde do...

Criação de programa de gestão emocional na gestação recebe sinal verde do Plenário


Foi aprovado, em primeiro turno, o projeto de lei nº 4586/24, de autoria do deputado Wagner Camargo Neto (SD), que dispõe sobre a criação de um programa voltado à gestão emocional durante a gestação, a ser implantado nas redes pública e privada de saúde do Estado.

A proposta institui que seria denominado Programa de Gestão Emocional para Diagnóstico e Tratamento da Depressão na Gravidez, com diagnóstico e tratamento do problema, além da detecção de propensão ao desenvolvimento de depressão pós-parto. “A gestação e a chegada do bebê, normalmente, são momentos de extrema felicidade para a mulher. Mesmo constituindo uma experiência excitante e recompensadora, existe um lado que pode ser difícil e estressante”, frisa o autor da matéria. 

Camargo destaca que, na gestação, a mulher sofre mudanças físicas e emocionais, que podem deixá-la ansiosa, confusa ou com medo, a chamada tristeza materna. “Para muitas mulheres, esses sentimentos são passageiros, mas, quando não cessam rapidamente, se agravam e podem levar à depressão”, anota.

O legislador afirma tratar-se de uma condição séria, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), acomete 20% das novas mães no período da gestação e requer tratamento médico imediato. Camargo ressalta que, conforme a literatura médica e científica mundial, a depressão também incita alterações fisiológicas no corpo, sendo porta de entrada para outras doenças. 

“Pessoas acometidas por depressão podem, além da sensação de infelicidade crônica e prostração, apresentar baixas no sistema de imunidade e maiores episódios de problemas inflamatórios e infecciosos. A depressão, dependendo da gravidade, pode desencadear, também, doenças cardiovasculares, como infarto, AVC e hipertensão”, pontua o parlamentar.

O autor da matéria frisa que o projeto visa a assegurar a criação de ações destinadas à prevenção e tratamento da depressão na gestação. “É de conhecimento que o Estado tem a responsabilidade social de possibilitar ações não apenas para proteger a saúde das gestantes, mas principalmente porque, ao fazê-lo, estará protegendo suas crianças, que não teriam como se defender de uma situação onde a depressão é predominante”, salienta.



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments