Durante a fase de discussão de matérias da sessão deliberativa ordinária realizada na tarde desta terça-feira, 20, o deputado Delegado Eduardo Prado (PL) utilizou a tribuna para saudar representantes da juventude empresarial goiana e destacar a realização da edição 2025 do Dia Livre de Impostos, programado para o próximo dia 29 de maio.
O parlamentar iniciou seu pronunciamento explicando que o Dia Livre de Impostos é um movimento nacional, promovido pela CDL Jovem, que visa conscientizar a população sobre a elevada carga tributária do país. “Nós, brasileiros, trabalhamos 153 dias do ano apenas para pagar impostos”, destacou. O deputado informou que, em 2024, mais de 50 mil lojistas participaram da ação em todo o país, resultando em mais de R$ 105 milhões em mídia espontânea, mais de um milhão de acessos ao site oficial e ampla repercussão na imprensa, com mais de dois milhões de inserções.
“É um movimento que mobiliza comerciantes, postos de combustíveis, shopping centers, enfim, todo o setor varejista, que abre mão dos impostos em um dia simbólico para mostrar à população o peso da tributação brasileira”, explicou. Ele convidou seus colegas parlamentares, lojistas e consumidores a aderirem ao Dia Livre de Impostos 2025 e acessarem o site oficial do evento em www.dialivredeimpostos.org.br.
Em sua fala, o deputado ainda chamou atenção para o impacto da carga tributária no crescimento econômico do país. “23% do PIB brasileiro está relacionado à arrecadação de impostos, o que afeta diretamente o comércio, gera desemprego e reduz o poder de consumo da população”, alertou.
Ao final, o parlamentar destacou o personagem simbólico “Imposto Assalto”, que representa, de forma lúdica e crítica, o peso dos tributos no dia a dia dos cidadãos brasileiros. “Esse movimento representa a resistência dos jovens empresários e o compromisso com um Brasil mais justo e com impostos mais equilibrados. Parabéns a todos que fazem parte dessa iniciativa. Deus abençoe vocês e sucesso com esse grande movimento”, concluiu.



