quarta-feira, setembro 10, 2025
InícioDFDistritais pedem para GDF cessar derrubadas de casas até a aprovação do...

Distritais pedem para GDF cessar derrubadas de casas até a aprovação do PDOT


Na sessão desta quarta-feira (10), a galeria do plenário da Câmara Legislativa recebeu representantes de moradores das chamadas Áreas de Regularização de Interesse Social (Aris) do Distrito Federal, os quais, sob a coordenação do Movimento Vida e Água para as Aris, entregaram documento com demandas a serem incluídas no Plano Diretor de Ordenamento Territorial. A mobilização recebeu o apoio de vários deputados, que defenderam que o governo suspenda as operações de derrubada de moradias até a aprovação do PDOT.

“Espero que esta seja a primeira de muitas marchas e movimentos importantes em torno da disputa do território e pelo direito à moradia”, disse o deputado Fábio Felix (PSOL), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos e Socioambientais das Aris. “Só vamos arrancar a regularização no PDOT com luta, não tem outra forma”, emendou. Ainda em solidariedade à causa, Felix acrescentou: “Se o PDOT vai ser votado até dezembro, por que não parar as derrubadas até lá?”.

 

Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

 

Dirigindo-se à galeria, o deputado Gabriel Magno (PT) destacou que as Aris são “áreas fundamentais para se pensar no desenvolvimento econômico, social e ambiental do DF” e elogiou a mobilização como “mais um alerta para a importância do debate em torno do PDOT”. O distrital também defendeu a interrupção imediata de todas as derrubadas.

Acompanhando os colegas, o deputado Rogério Morro da Cruz (PRD) destacou seu compromisso com a regularização e escrituração de terras e pregou: “O governo tem de cessar as derrubadas enquanto não for definido o que pode e o que não pode ficar”.

Por sua vez, o deputado Chico Vigilante (PT) elogiou a articulação continuada promovida pelo Movimento Água e Vida para as Aris, lembrando algumas conquistas, a exemplo da oferta de água tratada na Fazendinha, localizada no Sol Nascente.

A luta pela regularização de áreas e pelo direito à moradia também recebeu o apoio do presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), e do primeiro vice-presidente da Casa, Ricardo Vale (PT). Ambos colocaram seus mandatos à disposição, bem como reforçaram o compromisso do Legislativo local com a garantia desse direito.



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments