segunda-feira, novembro 10, 2025
InícioGODr. George Morais busca obrigatoriedade de exame que detecta doença genética rara...

Dr. George Morais busca obrigatoriedade de exame que detecta doença genética rara em bebês


Em trâmite na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a proposição 10575/25, assinada por Dr. George Morais (PDT), quer estabelecer a obrigatoriedade do diagnóstico da atrofia muscular espinhal (AME) em recém-nascidos na rede pública de saúde em Goiás.

A proposta estabelece que o diagnóstico deverá ser realizado até o quinto dia de vida da criança, devendo ocorrer no teste do pezinho. A norma delibera que a inclusão no rol de doenças rastreadas pelo teste deve ser assegurada a todos os recém-nascidos atendidos na rede pública estadual de saúde.

Na motivação da iniciativa legislativa, Morais argumenta que, ao garantir a triagem neonatal para AME na rede pública estadual de saúde, Goiás se alinha às mais modernas práticas de medicina preventiva e assegura o direito à saúde integral da criança, conforme os princípios constitucionais e os compromissos com a dignidade da pessoa humana.

O parlamentar explica que a AME é a forma mais grave e precoce da doença genética rara que afeta os neurônios motores responsáveis pelos movimentos musculares voluntários, comprometendo a capacidade de respirar, engolir e se mover. Sem tratamento, essa condição pode levar à morte antes dos dois anos de idade.

Ele argumenta, ainda, que a terapia gênica denominada “Zolgensma”, recentemente incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS), representa um avanço revolucionário ao possibilitar o tratamento único e precoce para crianças com até seis meses de idade diagnosticadas com AME. A norma determina, no artigo 4º, que a referida terapia deve ser indicada, em conformidade com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A proposta define que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) será responsável por implementar as adequações laboratoriais e logísticas necessárias à ampliação do teste, além de capacitar a equipe multiprofissional envolvida no processo de triagem neonatal. A SES também deverá realizar campanhas de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da AME.

Tramitação

A iniciativa de Dr. George Morais foi apensada ao projeto nº 8174/23, também assinada pelo parlamentar e com conteúdo semelhante. Tramitando conjuntamente, o processo encontra-se na Comissão de Saúde da Alego, onde aguarda a relatoria do deputado Jamil Calife (PP). 



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments