Os 35 anos de atuação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foram celebrados em sessão solene na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), através do reconhecimento aos servidores e ex-servidores do órgão. A iniciativa foi do deputado Paulo Cezar Martins (PL), que, na oportunidade, entregou o Certificado do Mérito Legislativo a 50 representantes da empresa.
De acordo com o propositor, trata-se de uma justa homenagem àqueles que contribuíram e continuam contribuindo com dedicação e compromisso por um país mais justo e abastecido. “A trajetória dessa instituição tem sido fundamental para a segurança alimentar, o apoio à agricultura familiar e o fortalecimento do setor agropecuário brasileiro”, enfatizou Paulo Cezar.
O parlamentar conduziu a solenidade, que também teve a presença dos deputados Mauro Rubem (PT) e Lineu Olimpio (MDB), este ex-presidente da companhia. Também compuseram a mesa diretiva: o diretor executivo de Operações e Abastecimento da Conab, Arnoldo Anacleto de Campos; o superintendente regional da empresa, Carmo Inácio da Silva; Maria das Graças Silva e Souza Cunha, viúva de Paulo Roberto da Cunha, que comandou a Conab na década de 1990; o assistente de superintendente e ex-superintendente da Conab Joaquim Araújo dos Santos; a superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Jéssica Brito; e o prefeito de Porteirão, João Henrique (MDB).
Primeiro orador da noite, Mauro Rubem parabenizou o colega Paulo Cezar pela iniciativa, a qual apoiou integralmente, já que considera a companhia uma das mais importantes para garantir a segurança alimentar do país. Ele também destacou que, assim como seu partido, apoia todas as medidas em prol da agricultura e do combate à fome. “Nós estamos aqui junto com a bancada que defende a agricultura de um modo geral, particularmente, a agricultura familiar, a reforma agrária. Porque nós temos mais de 120 mil agricultores no estado de Goiás, que precisam ser motivados e estimulados e, com isso melhorarmos o desenvolvimento e crescimento do nosso estado.”
Capilaridade
Em seguida falou o deputado Lineu Olimpio falou, que disse ser a Conab a única empresa no país com capilaridade capaz de prestar qualquer tipo de serviço ao governo federal, aos governos estaduais, à Defesa Civil e a outros órgãos.
O deputado contou que, quando presidente da empresa [em 2015], teve a oportunidade de conhecer todas as regionais do órgão e as demandas de cada uma e, assim, descobrir o tamanho da companhia. “Tivemos momentos, naquela época, em que foi necessário que a Conab distribuísse no Brasil mais de 1,2 milhão de cestas, o que não é simples. Uma logística dessas só uma empresa com tamanha capilaridade tem condição de atender”.
Olimpio sublinhou ainda que, neste momento de festa, ele faz questão de deixar o reconhecimento à Conab e a gratidão por todo conhecimento de gestão que ele teve durante o período que passou pela companhia. “Mas acima de tudo a gratidão do povo brasileiro pelos serviços prestados por todos vocês.”
Na sequência da solenidade, o diretor Arnaldo Anacleto também subiu à tribuna e agradeceu ao deputado Paulo Cezar Martins pela homenagem à empresa. Ele lembrou se comemorava o aniversário de 35 anos, mas a história da companhia já soma 82 anos, porque vem desde a criação da Comissão de Financiamento da Produção (CFP) no governo de Getúlio Vargas, depois teve continuidade com a Cobal (Companhia Brasileira de Alimentos) e a Cibrazem (Companhia Brasileira de Armazenamento) e, por fim, a Conab.
Comprometimento
O diretor pediu a exibição de um vídeo institucional sobre o papel desempenhado pela companhia e, em seguida, continuou seu pronunciamento, reconhecendo a qualidade e a dedicação dos servidores da companhia, que aliam comprometimento e conhecimento técnico. Anacleto discorreu sobre a atuação da Conab no apoio ao produtor rural, ao longo de sua história, em diversos aspectos como no escoamento e no armazenamento da produção.
“A Conab apoia o produtor porque ela tem um componente de política agrícola e ela faz todo um esforço para que esse produtor, junto com outras ferramentas, tenha viabilidade. Do outro lado ela cuida do abastecimento, porque é a missão da Conab ajudar a chegar comida para a população brasileira. É uma equação muito difícil neste país, porque ao mesmo tempo que tem que incentivar a economia, tem que tirar o Brasil do mapa da fome, e nem sempre isso é casado, e a Conab está no meio dessa tensão”, disse o gestor.
Anacleto disse acreditar que a valorização da Conab pode torná-la uma grande empresa que pode ajudar o Brasil a resolver essa equação, cumprindo sua missão de combater a fome, garantir o direito humano à alimentação, gerar emprego e renda no campo e na cidade, com sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. “Essa é a nossa perspectiva enquanto Conab: ser uma empresa que caminha junto com a sociedade, com o setor privado, produzindo resultados e garantindo o direito à alimentação da nossa população”.
A empresa
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é uma empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com sede em Brasília. Criada em abril de 1990, a Conab surgiu da fusão com a CFP e a Cibrazem.
A Conab desempenha um papel estratégico no setor agropecuário brasileiro, com as seguintes responsabilidades principais: gestão de estoques públicos, apoio à agricultura familiar, informações agropecuárias e abastecimento social.



