Presidente francês diz que operação não foi apoiada pela França e defende soberania popular na Venezuela
O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta segunda-feira (5/1) que o método utilizado pelos Estados Unidos para capturar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, não foi “apoiado nem aprovado” pelo governo francês. A declaração foi feita durante uma reunião do Conselho de Ministros e divulgada pela porta-voz do governo, Maud Bregeon.
Segundo a porta-voz, Macron destacou que a França defende o direito internacional e a liberdade dos povos. De acordo com ela, o presidente francês classificou Nicolás Maduro como “um ditador” e afirmou que sua saída do poder é “uma boa notícia para os venezuelanos”.
“Ele confiscou a liberdade de seu povo e roubou as eleições de 2024”, declarou Macron, conforme relato de Maud Bregeon à imprensa. A porta-voz acrescentou que o presidente reforçou o apoio francês à soberania popular.
“Em terceiro lugar, a França apoia a soberania popular, e essa soberania se expressou em 2024”, afirmou Bregeon, em referência à eleição presidencial vencida, segundo a França e parte da comunidade internacional, pelo opositor Edmundo González Urrutia. Na época, a vitória foi reivindicada por Nicolás Maduro.
De acordo com a porta-voz, Macron também afirmou que, caso haja uma transição política, “o vencedor de 2024 deve desempenhar um papel central”. O presidente francês foi alvo de críticas da esquerda após sua primeira reação à captura de Maduro, que não mencionava o método adotado por Washington.
No sábado, Macron publicou uma mensagem na rede X sobre o episódio. “O povo venezuelano está hoje livre da ditadura de Nicolás Maduro e só pode se alegrar com isso”, escreveu. Em seguida, acrescentou: “Ao confiscar o poder e esmagar as liberdades fundamentais, Nicolás Maduro causou um grave dano à dignidade de seu próprio povo”.
📲 Quer ficar por dentro do que está acontecendo?
Entre agora no grupo de WhatsApp para receber notícias na hora que são publicadas:
👉 https://chat.whatsapp.com/DacsMjMLlMEJIiuzc2CgWj
Aproveita e segue os perfis dos Portais Associados no Instagram:
🔗 https://www.instagram.com/bsb.times/
🔗 https://www.instagram.com/oxadrezdapolitica/
🔗 https://www.instagram.com/eixocapitaldf/
🔗 https://www.instagram.com/bsbem.dia/
#EmmanuelMacron #Venezuela #NicolásMaduro #França #EstadosUnidos #PolíticaInternacional #DireitoInternacional #AméricaLatina #Diplomacia #NotíciasInternacionais



