terça-feira, novembro 11, 2025
InícioGOMatéria que busca aumentar proteção de crianças na internet obtém aval definitivo

Matéria que busca aumentar proteção de crianças na internet obtém aval definitivo


Os deputados aprovaram, em segunda votação, durante a Ordem do Dia da sessão extraordinária desta terça-feira, 13, o projeto de lei nº 14320/24, do deputado Wilde Cambão (PSD), que visa a estabelecer a Política Estadual de Proteção a Crianças contra Brincadeiras Nocivas e Desafios Perigosos nos Ambientes Virtuais. O objetivo da proposta é prevenir, identificar e combater práticas que coloquem em risco as integridades física e mental de crianças e adolescentes.  

De acordo com o texto, brincadeiras nocivas são definidas como atividades que podem causar dano físico ou psicológico, enquanto desafios perigosos são incitações, jogos ou atividades promovidas principalmente em ambientes virtuais que induzem os jovens a realizar ações arriscadas ou prejudiciais à saúde física e mental.

De acordo com a política proposta, as instituições de ensino terão a responsabilidade de organizar palestras e workshops para garantir que a conscientização sobre os riscos das brincadeiras nocivas e desafios perigosos seja contínua e integrada ao ambiente educacional. Além disso, serão estabelecidos canais seguros de comunicação para denúncias anônimas, protegendo os denunciantes e incentivando a reportação de casos.

“A colaboração com as autoridades estaduais é fundamental para a rápida identificação e remoção de conteúdos nocivos, protegendo, assim, os jovens de influências perigosas. A criação de um canal de denúncia acessível e anônimo facilita a comunicação de casos de brincadeiras nocivas e desafios perigosos, permitindo uma resposta rápida e eficaz das autoridades competentes”, explica o legislador.

Cambão argumenta que o projeto representa um passo significativo na proteção de crianças e adolescentes em Goiás, alinhando-se com as diretrizes constitucionais e respondendo a uma necessidade urgente de segurança no ambiente digital. “Ao implementar medidas preventivas, educativas e punitivas, o projeto promove uma cultura de proteção e conscientização, contribuindo para um ambiente virtual mais seguro e saudável para nossos jovens”, finaliza.



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments