domingo, novembro 9, 2025
InícioGOPEC proposta por Lincoln Tejota prevê fomento ao turismo

PEC proposta por Lincoln Tejota prevê fomento ao turismo


Proposta de Emenda Constitucional apresentada pelo deputado Lincoln Tejota (UB) na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego)  prevê a alteração do artigo da Carta Magna Estadual que trata do incentivo ao turismo.

De acordo com a PEC, protocolada com o número 8555/24, o governo do Estado deverá promover o turismo em Goiás a partir da classificação dos municípios turísticos, que serão divididos entre Estâncias Turísticas e Municípios de Interesse Turístico, do desenvolvimento sustentável da atividade turística, respeitando a preservação ambiental, cultural e patrimonial das localidades contempladas, da exigência de infraestrutura mínima nos municípios classificados, da elaboração e revisão periódica de um Plano Diretor de Turismo nos municípios classificados, da manutenção de Conselhos Municipais de Turismo e da criação de mecanismos de financiamento e apoio a projetos turísticos, prioritariamente em regiões com potencial turístico ainda não consolidado.

Segundo justifica o deputado, a PEC visa garantir a classificação oficial dos municípios turísticos no estado, com a criação de critérios claros e de regulamentação específica para essa categorização.

O parlamentar argumenta que a classificação dos municípios turísticos, incluindo Estâncias e Municípios de Interesse Turístico vai proporcionar melhor distribuição de recursos e incentivos para a infraestrutura, serviços e preservação ambiental nessas localidades. Ele entende que, dessa forma, o estado poderá direcionar investimentos estratégicos para fortalecer o setor, ampliando a geração de emprego e renda.

Tejota ainda cita a importância da implementação do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos, como um mecanismo essencial para viabilizar projetos que aprimorem a urbanização, a conservação ambiental e a experiência dos visitantes, para fortalecer o turismo sustentável no estado. “A proposta se justifica como um avanço na política estadual de turismo, promovendo organização, transparência e desenvolvimento sustentável para os municípios goianos com vocação turística”, finaliza.

O projeto já foi enviado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, para designação de relatoria.



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments