quinta-feira, maio 1, 2025
InícioDFPersonagens históricos da política de Brasília são homenageados no plenário da CLDF

Personagens históricos da política de Brasília são homenageados no plenário da CLDF


Personagens históricos da política de Brasília são homenageados no plenário da CLDF

Em comemoração pelos 65 anos da Capital Federal, a Câmara Legislativa do DF homenageou figuras históricas da política brasiliense em solenidade nesta quarta-feira (30). Representantes dos três poderes compartilharam experiências de pioneirismo na construção e consolidação do “sonho de JK” e ressaltaram a importância da luta pela democracia e autonomia do DF.

A autora da homenagem, deputada Paula Belmonte (Cidadania), relembrou parte da trajetória política do DF e classificou a promulgação da Constituição Federal de 1988 como um dos mais importantes marcos temporais para a consolidação institucional e política de Brasília.

“Devemos nos lembrar que não podíamos escolher nossos representantes. Aqui nesse plenário, tenho a honra de ver as primeiras pessoas que representam a verdadeira democracia e a história de Brasília, pessoas que ajudaram a construir o nosso quadradinho”, afirmou a segunda vice-presidente da CLDF à plateia, que contou com a presença de lideranças políticas pioneiras.

 

Deputada Paula Belmonte. Foto: Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

 

Apesar dos inúmeros problemas que precisam ser sanados, a qualidade de vida de que Brasília usufrui hoje, na avaliação do presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), é fruto do “trabalho incansável” de homens e mulheres que chegaram no começo da cidade. Para ele, a conservação da memória e a valorização da história dos “desbravadores do cerrado” devem ser incentivadas para que a população tenha a real dimensão dos desafios enfrentados por essas pessoas.

“Vocês [pioneiros] são personalidades que ajudam a escrever a história do DF. Nós, os atuais parlamentares, vivemos a democracia graças a vocês. Pessoas que contribuem até hoje para que nossa cidade seja um dos melhores lugares do mundo para se viver. Um povo que não tem memória e não conhece seu passado está fadado a fracassar no futuro”, afirmou o distrital.

 

Passado e futuro

Primeira mulher eleita senadora pelo DF, Leila do Vôlei (PDT – DF) destacou que a Capital Federal ainda é uma cidade em franca expansão e que, por isso, os políticos precisam pensar soluções para sanar problemas atuais. A parlamentar lembrou que o projeto da cidade foi pensado para comportar 500 mil habitantes e que a população de Brasília já se aproxima de 3 milhões de pessoas. Desafios ligados a mobilidade urbana, segurança e saúde da população devem ser, em sua avaliação, prioridade daqui para frente. “Nosso maior desafio não é o que somos hoje, mas o que esperamos para os próximos 65 anos”, afirmou.

O ex-deputado federal Geraldo Magela (PT-DF) também convidou os presentes a olharem para os desafios da cidade: “Brasília não pode ser a cidade onde o crime organizado permaneça e prevaleça. Brasília não pode ter um cidadão que tenha que quebrar uma UPA para ter o direito de ser atendido. Nós temos que ter um compromisso para construir um futuro muito melhor do que nós temos nesse momento”, defendeu.

O vice-procurador-geral de justiça institucional do Ministério Público do DF, Antônio Marcos Dezan, apontou que a Capital nasceu do “sonho de um Brasil mais unido, integrado e promissor”, e que a cidade foi concebida como um símbolo de modernidade, com obras que deixam um legado arquitetônico mundialmente reconhecido. O representante do MPDFT ressalta, no entanto, que o maior patrimônio de Brasília é sua população. “Brasília é muito mais que suas monumentalidades, é feita por seu povo e para seu povo”, destacou.

 

O ex-distrital Salviano Guimarães, primeiro presidente da CLDF. Foto: Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

O primeiro vice-presidente do TJDFT, desembargador Roberval Belinati, também elogiou a população do Distrito Federal, principalmente o engajamento político. Ele citou o que considera “duas grandes vitórias”: o DF teve a menor abstenção do Brasil nas eleições de 2022; e também foi a unidade da federação com a maior quantidade de votos nas eleições facultativas para conselheiro tutelar, em 2023. “Isso mostra que a nossa população é muito consciente, que acompanha a política, e quer o melhor para o nosso país”, definiu.  Belinati foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF no período de 2022-2024.

Já o ex-distrital Salviano Guimarães, primeiro presidente da CLDF (1991 – 1992), ressaltou que a construção de Brasília “é fruto da vontade dos brasileiros, representada pelo trabalho e pela crença e esperança de Juscelino Kubitschek”. Ele lembrou que sua história se confunde com Brasília desde antes da construção da cidade, pois foi batizado em Planaltina de Goiás em 1943. O ex-parlamentar, que é arquiteto e chegou a trabalhar com Oscar Niemeyer, afirmou que, dentre as inúmeras obras monumentais que enriquecem a paisagem de Brasília, a mais importante foi a construção do metrô, iniciado na gestão na gestão do governador Joaquim Roriz.

“O metrô é o primeiro marco de modernidade que deu condições de transporte às populações mais distantes. Infelizmente, esta obra só chegou até a rodoviária, precisa ser retomada” afirmou. Guimarães aproveitou a solenidade para propor à deputada Paula Belmonte um seminário para debater os problemas atuais e futuros da Capital Federal.

Única mulher a assumir o cargo de governadora do DF, Maria de Lourdes Abadia falou dos desafios de ser pioneira na política de Brasília. Ex-deputada distrital, federal e ex-vice-governadora, Abadia classificou a homenagem como uma “sessão histórica e emocionante” e falou de seu amor pela região administrativa de Ceilândia, local onde teve projeção política. Ela declarou ainda um “profundo sentimento de gratidão” pelo ex-governador Roriz, de quem foi vice.

 

A ex-governadora do DF, Maria de Lourdes Abadia. Foto: Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

“Na minha história, tenho o privilégio de abrir picadas. Quem sai na frente abrindo picadas corre o risco das cobras, mas é sobre os pés de quem sai na frente que pousam as borboletas”, declarou. A parlamentar contou também sobre o fato de ter sido uma das deputadas constituintes, legado de que mais se orgulha.

Entre outras autoridades, a solenidade contou com a participação do ex-governador Paulo Octavio; do presidente do Tribunal de Contas do DF, desembargador Manoel Andrade; do presidente da OAB-DF, Paulo Maurício Braz Siqueira e da ex-deputada distrital Jaqueline Roriz. O evento pode ser assistido na íntegra pelo YouTube.



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments