quarta-feira, fevereiro 4, 2026
InícioMUNDOPetro confirma ataque dos EUA em fábrica de cocaina da Venezuela

Petro confirma ataque dos EUA em fábrica de cocaina da Venezuela


Gustavo Petro afirma que bombardeio ocorreu em Maracaibo; governo Trump confirma apenas operação contra porto usado para tráfico de drogas

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou nesta terça-feira (31) que os Estados Unidos bombardearam uma suposta fábrica de produção de cocaína na Venezuela, localizada na cidade de Maracaibo. O líder colombiano não apresentou provas nem informou a data exata da operação.

A declaração foi feita por meio da rede social X. Segundo Petro, a instalação seria usada para misturar pasta de coca e produzir cocaína, aproveitando a localização estratégica de Maracaibo, às margens do mar, para o escoamento da droga.

Até o momento, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (REP), confirmou apenas uma operação contra um porto em território venezuelano, que, segundo a Casa Branca, era utilizado para o carregamento de entorpecentes.

De acordo com apuração da CNN, a CIA teria realizado um ataque com drone contra a instalação portuária, supostamente usada pela organização criminosa Tren de Aragua para armazenar drogas e transferi-las para embarcações com destino ao exterior.

Fontes ouvidas pela emissora afirmaram que não havia pessoas no local no momento do ataque, e, portanto, não foram registradas vítimas.

A tensão entre Estados Unidos e Venezuela vem se intensificando desde agosto, quando o governo Trump elevou para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levem à prisão de Nicolás Maduro. Desde então, os EUA ampliaram operações militares no Caribe sob a justificativa de combate ao narcotráfico, medida que tem sido questionada quanto à sua legalidade internacional.

#EUA #Venezuela #Colômbia #GustavoPetro #DonaldTrump #Narcotráfico #CIA #Geopolítica #AméricaLatina #SegurançaInternacional



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments