quarta-feira, fevereiro 4, 2026
InícioMUNDOPresidente eleito do Chile defende corredor humanitário para deportação de imigrantes irregulares

Presidente eleito do Chile defende corredor humanitário para deportação de imigrantes irregulares


Kast afirma que migração pressiona serviços públicos, critica Venezuela e sinaliza alinhamento com políticas duras de segurança e fronteiras

O presidente eleito do Chile, José Antonio Kast (Partido Republicano), defendeu nesta terça-feira (16/12) a criação de um “corredor humanitário de devolução” para imigrantes em situação irregular. A declaração foi feita em Buenos Aires, após a primeira reunião oficial com o presidente da Argentina, Javier Milei, na Casa Rosada.

Segundo Kast, o aumento da migração — sobretudo de venezuelanos — ocorreu porque o Chile passou a oferecer maior estabilidade econômica e melhores condições de acesso a serviços públicos. Para o presidente eleito, a entrada irregular de estrangeiros tem pressionado áreas como saúde, educação, moradia e segurança pública.

“Parte dessas pessoas entrou pela janela, e não pela porta”, afirmou Kast. Ele defendeu uma articulação regional para viabilizar a devolução dos imigrantes a seus países de origem, por meio de um corredor humanitário coordenado entre governos.

Durante a coletiva, Kast voltou a criticar o governo da Venezuela, classificando o país como uma “narcoditadura”. O líder chileno afirmou ainda que apoiaria uma eventual intervenção dos Estados Unidos para retirar Nicolás Maduro do poder, embora reconheça que o Chile não teria capacidade de atuar diretamente.

Eleito com mais de 58% dos votos, segundo o Serviço Eleitoral do Chile (Servel), Kast assumirá o cargo em 11 de março. Ele será o presidente mais à direita do país desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, em 1990.

Durante a campanha, Kast prometeu endurecer o combate ao crime e expulsar cerca de 340 mil imigrantes sem documentação. Entre as propostas, defendeu a criação de um “escudo fronteiriço”, com muro na fronteira com a Bolívia, trincheiras e o envio de até 3 mil militares para conter entradas irregulares.

Após a vitória de Kast, o presidente venezuelano Nicolás Maduro anunciou a ativação de um Plano Especial de apoio jurídico e diplomático, por meio da Grande Missão Retorno à Pátria, voltado a venezuelanos que desejem deixar o Chile.

📲 Quer ficar por dentro do que está acontecendo?

Entre agora no grupo de WhatsApp para receber notícias na hora que são publicadas:
👉 https://chat.whatsapp.com/DacsMjMLlMEJIiuzc2CgWj

Aproveita e segue os perfis dos Portais Associados no Instagram:
🔗 https://www.instagram.com/bsb.times/
🔗 https://www.instagram.com/oxadrezdapolitica/
🔗 https://www.instagram.com/eixocapitaldf/
🔗 https://www.instagram.com/bsbem.dia/

#Chile #JoséAntonioKast #Imigração #Venezuela #PolíticaInternacional #AméricaDoSul #SegurançaPública #Direita #CriseMigratória #Geopolítica #bsbtimes





Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments