Nesta terça-feira, 22, o Parlamento estadual retomou as atividades do Projeto Escola no Legislativo, iniciativa que recebe estudantes ou grupos da sociedade civil para visita guiada e palestras sobre o funcionamento da Casa de Leis. Pela manhã, os participantes foram os alunos do 7º ano do Centro de Referência Educacional (Prevest). No período vespertino, a Assembleia Legislativa recepcionou estudantes do curso de direito da Unialfa.
A programação da tarde foi comandada por Miguel Gusmão, chefe da Seção de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo. Gusmão explicou que, diferente da edição matutina, a programação teve uma hora a mais de palestra, por se tratar de uma turma de curso superior.
“Foram ministrados conceitos essenciais e de validação sobre democracia, com aspectos mais específicos como tipos de votação, tipos de quórum na Alego, os tipos de comissões e seu funcionamento, além de explicações sobre as atividades no Plenário”, destacou Gusmão.
O palestrante acrescentou ainda que, “a visita guiada foi um pouco mais detalhada nas atividades das comissões e, especialmente, no Plenário, uma vez que a turma era formada por estudantes de direito que puderam acompanhar as atividades parlamentares no expediente de votação e apreciação de matérias”.
Os acadêmicos foram acompanhados pela professora do curso de direito da Unialfa, Carolina Hissa, que ministra disciplinas relacionadas ao Estado, Direito Constitucional, Ciência Política, Teoria Geral do Estado, entre outras. Ela afirmou que a ideia da visita surgiu como uma atividade de extensão, para instruir os alunos sobre as atividades práticas da Alego.
A professora comentou a importância do Projeto Escola no Legislativo e salientou que o conteúdo vale como hora curricular na faculdade. “Por se tratar de uma visita técnica, os alunos podem perceber o peso da representatividade política, as ações que se iniciam com o voto e configuram em diversas políticas e tomadas de decisões”, esclareceu.
A aluna Eduarda Mendonça de Souza, discente do 1º período de direito da Unialfa, participou da palestra e do tour guiado. Para ela, o projeto é importante para os jovens estudantes, por dar transparência às atividades da Alego e revelar futuros políticos. “O projeto pode fazer com que os alunos se inspirem e queiram, um dia, trabalhar na Assembleia, porque eu acredito que o futuro está nos jovens”, frisou.
O Projeto Escola no Legislativo é uma iniciativa da Escola do Legislativo, responsável pelo desenvolvimento de apresentações de aulas e visitas guiadas nas instalações do Palácio Maguito Vilela. O projeto é direcionado a estudantes de todos os níveis educacionais e também à sociedade em geral.
Programação para todos os níveis educacionais
Durante a manhã, o projeto foi conduzido em parceria pelos servidores da Escola do Legislativo Maria Elisa e Miguel Gusmão. A iniciativa tem o intuito de contribuir para o desenvolvimento de uma consciência de cidadania entre os estudantes e promover a aproximação entre a sociedade, por meio da comunidade escolar e o Poder Legislativo, fortalecendo as instituições democráticas.
“Devido ao sucesso e à demanda do projeto Deputados e Deputadas do Futuro, houve um atraso na retomada de algumas atividades da Sessão de Educação e Cidadania, como o projeto Escola no Legislativo. Hoje realizamos a primeira edição e ainda teremos nesta semana outras três edições”, informou Miguel Gusmão.
O ministrante adiantou que o Parlamento goiano receberá, ao longo da semana, outra turma do Colégio Prevest e alunos do curso de direito da Universidade Federal de Goiás (UFG).
“O objetivo é envolver a comunidade escolar com o Poder Legislativo, aproximar, preparar e estimular esses adolescentes, jovens e adultos que frequentam esse projeto para a prática da cidadania ativa, acompanhando o Parlamento, suas ferramentas e conhecendo a sede estadual do Poder Legislativo”, sublinhou o professor.
O projeto é adaptado para atender alunos desde o ensino fundamental até o nível superior. A cada ciclo escolar, o projeto agrega metodologia e conteúdo selecionados, apresentações e tempos diferentes de palestras e visitas guiadas. A ideia é adequar o conteúdo proposto à necessidade do aluno.
Além da palestra, os participantes têm a oportunidade de conhecer as dependências do Parlamento Goiano e aprender mais sobre seu papel e sua estrutura.



