domingo, novembro 9, 2025
InícioGOProposta de emenda na Constituição Estadual para permitir criação de polícias municipais...

Proposta de emenda na Constituição Estadual para permitir criação de polícias municipais inicia tramitação na CCJ


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), presidida pelo deputado Amilton Filho (MDB), iniciou, durante a reunião desta terça-feira, 11, a tramitação de proposta de emenda constitucional (PEC) que prevê a criação de polícias municipais. A iniciativa, do deputado Clécio Alves (Republicanos), tramita sob o processo nº 4421/25.  De acordo com o regimento, os deputados terão o prazo de 10 sessões ordinárias para a presentação de emendas à PEC. Outros quatro projetos de lei também foram apreciados no encontro de hoje.

PEC

A proposta altera os artigos 65, 97, 121 e 124 da Constituição Estadual.

  • Art. 65, inciso III: constituir polícias municipais destinadas à proteção de seus bens, instalações e serviços, inclusive os de trânsito, e cooperação na segurança e no policiamento ostensivo urbano, conforme dispuser a lei;

  • Art. 97, § 4º-C: Os ocupantes dos cargos de agente penitenciário, de agente socioeducativo, de policial civil e de guarda ou policial municipal, dos órgãos de segurança pública previstos nos incisos I, IV e V do art. 121, poderão se aposentar;

  • Art. 121, inciso V: Inclui a Polícia Municipal no rol dos órgãos de segurança pública do Estado;

  • Art. 124, inciso IV: Prevê que a Polícia Militar pode oferecer orientação e instrução à Polícia Municipal, mediante solicitação do Poder Executivo Municipal;

De acordo com a justificativa do texto, a possibilidade constitucional de os municípios instituírem suas próprias forças de segurança reforça o princípio federativo, conferindo mais autonomia às administrações municipais para gerirem as questões de segurança de acordo com suas particularidades e necessidades.

Títulos Honoríficos

A CCJ também apreciou dois projetos de lei do deputado Ricardo Quirino (Republicanos). O projeto nº 26758/24 concede o Título de Cidadania Goiana a Jair Zaksauskas Ribeiro Ventura, conhecido como Jair Ventura, filho do ex-jogador Jairzinho, o “Furacão da Copa de 1970”.

Já o projeto nº 26759/24 propõe conceder a mesma honraria a Romário de Souza Faria, ex-jogador e atual senador pelo Estado do Rio de Janeiro. Romário, nascido em 1966, é considerado um dos maiores craques do futebol brasileiro.

Pedido de Vista

O líder do Governo, deputado Talles Barreto (UB), solicitou vista ao projeto de lei nº 17420/24, de autoria do deputado Lucas do Vale (MDB). A proposta altera a Lei nº 22.520, de 28 de dezembro de 2023, que proíbe a solicitação abusiva de dados pessoais do consumidor.



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments