domingo, novembro 9, 2025
InícioBRASILSTF forma maioria para rejeitar recurso de Bolsonaro

STF forma maioria para rejeitar recurso de Bolsonaro


Com voto de Cristiano Zanin, Primeira Turma mantém decisão de 27 anos de prisão; Moraes chamou recurso de “mero inconformismo”

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (7) para rejeitar o recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra sua condenação de 27 anos e três meses de prisão por liderar tentativa de golpe de Estado.

O ministro Cristiano Zanin acompanhou o relator Alexandre de Moraes, que classificou os embargos de declaração da defesa como “mero inconformismo” com o resultado do julgamento. Segundo Moraes, os argumentos apresentados não trazem novos elementos nem apontam omissões ou contradições no acórdão.

Os ministros Flávio Dino e Zanin também seguiram o voto do relator. A Primeira Turma, atualmente composta por Moraes, Cármen Lúcia, Dino e Zanin, precisa de apenas três votos para formar maioria. O ministro Luiz Fux, agora na Segunda Turma, não participa do julgamento.

Além de Bolsonaro, o STF analisa recursos de Braga Netto, Augusto Heleno, Anderson Torres, Paulo Sérgio Nogueira, Almir Garnier e Alexandre Ramagem, todos integrantes do chamado “núcleo 1” do processo. Até o momento, há maioria para negar os recursos de todos.

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, foi o único a não recorrer — o processo dele já transitou em julgado, e ele começou a cumprir pena na última segunda-feira (3).

Com o fim dessa fase de recursos, o relator poderá determinar o início do cumprimento das penas dos condenados, consolidando a decisão que marcou o desfecho do caso.



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments