segunda-feira, novembro 10, 2025
InícioDFDeputadas defendem aumento da representatividade feminina no parlamento

Deputadas defendem aumento da representatividade feminina no parlamento


Deputadas defendem aumento da representatividade feminina no parlamento

As parlamentares deram início a 6ª Semana Legislativa pela Mulher, que acontece de 27 a 29 de maio na CLDF

“Nós precisamos de mais mulheres no parlamento. A mudança só se dará quando tivermos mais mulheres. É aqui que estão as grandes decisões. É aqui que a gente aprova leis. É aqui no parlamento que a gente garante programas e ações que impactam diretamente a nossa vida”, ressaltou a deputada Jaqueline Silva (MDB), na abertura da 6ª Semana Legislativa pela Mulher.

O evento tem programação dedicada ao fortalecimento da representação feminina na política e na sociedade. A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Doutora Jane (MDB), lamentou a sub-representação das mulheres: “Nós somos mais da metade da população, mas infelizmente estamos pouco representadas em espaços de fala, espaços de poder”.

 

Foto: Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

Atualmente, a Câmara Legislativa possui quatro deputadas distritais, o que representa 16,67% do total de 24 parlamentares. Mas as mulheres representam 51,84% da população do Distrito Federal. Os dados foram citados em estudo da Consultoria de Fiscalização e Controle (Conofis) da Casa. As legislaturas com maior número de mulheres tiveram no máximo cinco deputadas.

“O grau de democracia de um país é mensurado indiretamente pelo grau de participação feminina na política”, completou a deputada Dayse Amarilio (PSB). Ela citou o ranking elaborado anualmente pela ONU Mulheres que classifica os países conforme a representatividade no parlamento. O Brasil ocupa a posição 133º, com participação de 18,1% de mulheres na Câmara dos Deputados e 19,8% no Senado Federal. Os percentuais estão abaixo da média das Américas (35,4%) e mais próximos da média do Oriente Médio e do norte da África (16,7%).

A deputada Doutora Jane também falou sobre a conjunção dos fatores gênero e raça: “Nós temos mais de 30 anos de Câmara Legislativa. E eu sou a primeira mulher negra a chegar nesse espaço”, ressaltou. Ela lembrou do lema “Nada sobre mim, sem mim”, enfatizando a importância da participação feminina na formulação de políticas públicas para as próprias mulheres, bem como a participação de negros em políticas raciais.

 

Foto: Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

O presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), convocou os homens a atuarem como aliados dos direitos das mulheres, principalmente no combate à violência: “Eu quero aqui me referir a você, homem. A obrigação é nossa de virar essa página. A obrigação é nossa de fazer valer o direito das mulheres”, defendeu. “A gente precisa trabalhar para combater o machismo cultural que nos envergonha”, afirmou.

A abertura da Semana Legislativa pela Mulher pode ser assistida no Youtube da TV Câmara Distrital. O evento vai até quinta-feira, dia 29 de maio. Confira a programação aqui.



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments