A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoveu, na tarde desta sexta-feira, 26, sessão solene em homenagem aos 70 anos da Diocese de Jataí, uma iniciativa do deputado Karlos Cabral (PSB), que presidiu a homenagem. A cerimônia ocorreu no Plenário Iris Rezende.
Cabral convidou para compor a mesa diretiva o assessor especial da Governadoria, Haroldo Naves; a chanceler da Cúria diocesana, Maria Regina Prado Pinto; o bispo diocesano de Jataí, Dom Joaquim Carlos Carvalho; o cura da catedral Metropolitana de Goiânia, padre Carlos Gomes Silva; e a religiosa do Mosteiro Monte Sião de Jataí, irmã Eleusa Maria do Sagrado Coração de Jesus.
Também fizeram parte da mesa o chefe de gabinete da Alego, Rafael Soares; o vereador por Rio Verde, Chico KGL (PL); e o vigário judicial adjunto do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Goiânia, padre Cristiano Faria dos Santos.
Ao abrir a sessão solene, Karlos Cabral (PSB) afirmou que a celebração representa a trajetória de pessoas que confiaram na missão de anunciar o Evangelho ao longo das últimas sete décadas. O deputado aproveitou a oportunidade para anunciar que apresentou, nesta semana, à Casa de Leis, um projeto que concede à Diocese de Jataí o reconhecimento como entidade de utilidade pública estadual.
Sob a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe na tribuna, Cabral afirmou que a confiança é um dos fundamentos da vida cristã e citou a passagem bíblica do leproso que, segundo ele, reconhece em Cristo o poder de transformar sua vida sem impor condições, apenas confiando. Para Cabral, esse mesmo princípio explica a história da Diocese de Jataí.
O deputado afirmou que a comemoração dos 70 anos da instituição também representa a atuação de homens e mulheres que confiaram, ao assumir a missão religiosa, construir igrejas em localidades ainda sem estrutura consolidada e enfrentar desafios relacionados às distâncias, às condições das estradas, às doenças e às limitações encontradas no exercício da evangelização.
O legislador ressaltou que essa confiança sustentou a formação da diocese, contribuiu para o fortalecimento das comunidades e a manutenção da esperança entre os fiéis: “Essa confiança transforma comunidades, faz nascer vocações, inspira missionários, fortalece famílias e mantém viva a esperança de um povo. É essa trajetória que celebramos hoje”, declarou Karlos Cabral.
Ao encerrar o pronunciamento, Karlos Cabral afirmou que, após quase 16 anos de atuação na Assembleia Legislativa, considera uma honra presidir a sessão solene em homenagem ao aniversário da Diocese de Jataí.
Evangelização
Subiram à tribuna para realizar seus pronunciamentos, como homenageados, o bispo Diocesano de Jataí; padre Breno França Borges; o chefe de gabinete do deputado Bruno Peixoto (UB), Rafael Soares; a irmã Eleusa Maria, do Sagrado Coração de Jesus; e o padre Cristiano Faria dos Santos.
Primeiro a fazer uso da palavra, o padre Breno França Borges discursou na forma de oração, agradecendo a Deus pelos homens e mulheres de fé que se mantêm nos caminhos da evangelização, especialmente os jovens, além de enaltecer a celebração de 70 anos da Diocese de Jataí. “Inspirai os jovens e enviais santas vocações para o serviço da Igreja e fazei-nos perseverantes na continuação da nossa história como uma Casa de Deus comprometida com os mais pobres”, destacou.
Em seguida, o assessor parlamentar Rafael Soares, representando o presidente da Alego, falou sobre o respeito e dedicação às instituições religiosas da Casa de Leis e do merecimento dessa homenagem. “É muito honroso para nós poder reconhecer o papel da Igreja, que tanto contribue à comunidade. É aquilo que sempre falamos, a messe é grande, mas os operários são poucos. Por isso, é importante reconhecer o quanto é valoroso o trabalho da igreja para a população”, frisou o assessor.
O presidente do MDB e assessor especial da governadoria, Haroldo Naves (MDB), representando o chefe do Executivo estadual, Daniel Vilela (MDB), cumprimentou os presentes e saudou a Diocese de Jataí pelo 70° aniversário. “O governador Daniel Vilela falou do orgulho que ele tem da Diocese, da cidade onde ele nasceu e onde seu pai, nosso saudoso Maguito Vilela, começou sua vida política e foi vereador em Jataí”, afirmou.
Na sequência, a Irmã Eleusa Maria, do Sagrado Coração de Jesus, subiu à tribuna para celebrar e agradecer todos os membros que passaram e serviram pela Diocese jataiense nestes 70 anos de existência. “Celebrar o jubileu de 70 anos de nossa diocese é reconhecer a ação providente de Deus, que, por meio de tantos homens e mulheres consagrados, fez florescer a fé nesta porção do povo de Deus. Desde os seus primórdios, a Diocese de Jataí foi marcada pela presença fecunda da vida religiosa”, comentou a religiosa.
Em continuidade, a irmã também destacou a importância da oração durante os anos da Diocese, orações essas que sustentam a fé e mantém a comunidade unida. “O mosteiro é um coração orante que pulsa incessantemente pelo povo de Deus. É uma presença silenciosa, mas profundamente fecunda. É um sinal de que a evangelização não se sustenta apenas pelas mãos que trabalham, mas pelos joelhos que se dobram em oração”, salientou Eleusa Maria.
O vigário judicial adjunto do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Goiânia, padre Cristiano Faria dos Santos, lembrou a importância de um dos filhos da Diocese de Jataí, o deputado Karlos Cabral, ocupar espaço importante na Casa de Leis. “É bonito ver que os filhos da Diocese de Jataí galgam tantos lugares para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, e com certeza ver um filho da Diocese como deputado é um sinal de que a fé também é levada ao mundo político”, frisou.
Após os discursos foram entregues os certificados do Mérito Legislativo aos homenageados. A sessão pode ser assistida neste link.



