A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por meio da Escola do Legislativo, realizou, na manhã desta quinta-feira, 27, mais uma edição do projeto “Visita Cidadã”, no qual servidores e a população têm a oportunidade de conhecer as dependências do Parlamento Goiano e aprender mais sobre seu papel e estrutura.
Durante o encontro, os participantes assistiram a uma palestra sobre o Legislativo e suas normas, ministrada pela professora Adriana Abdala. Na apresentação, ela abordou a organização, a atuação e a história do Legislativo.
“Vivemos em uma democracia. Trata-se do sistema político que garante a todos os cidadãos o direito de participar da direção e gestão dos assuntos públicos, seja de forma direta [eleição, plebiscito, referendo e iniciativa popular] ou indireta [por meio de representantes eleitos]”, explicou Adriana.
A professora destacou as principais atribuições do Legislativo, como: propor e votar leis, analisar matérias apresentadas por outros poderes e pela população, fiscalizar as ações do Executivo, votar orçamentos públicos e examinar as contas governamentais.
Após a palestra, os participantes seguiram para uma visita guiada pela Alego, conduzida pela professora Maria Eliza Duarte. O roteiro incluiu paradas no busto de Maguito Vilela, na galeria dos ex-presidentes, nos gabinetes parlamentares, na exposição “A História do Poder Legislativo”, na Sala das Comissões Deputado Júlio da Retífica e na galeria do Plenário Iris Rezende Machado.
O programa “Visita Cidadã” é aberto ao público interno e externo. Os interessados devem se inscrever online. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (62) 3221-3378.



